top of page
Buscar

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA DE INTERIORES E DECORAÇÃO?

Se não sabe distinguir interiores e decoração, este post é para si! Leia com atenção, vamos explicar tudo para que fique bem claro e possa usar estes dois termos de forma adequada.

Esta é uma questão que muitos dos meus clientes mostram ter alguma dificuldade em compreender. São termos semelhantes para assuntos que se misturam, por isso a confusão é natural e compreensível. Mas com esta próxima explicação, será mais fácil de entender.



ARQUITETURA DE INTERIORES:

Consiste no projeto de definição de espaços, áreas, percursos e circulação.

É aqui que fazemos os estudos de iluminação, o desenho de mobiliário das instalações sanitárias e cozinhas, definimos os rodapés, os acabamentos, as cores de paredes, que tipos de caixilharias, o lado da abertura de portas, etc.

Pensamos nas demolições, definem-se cores, materiais, roupeiros, armários/closets, pavimentos e revestimentos e estuda-se a localização e tipo de iluminação encastrada.

Tudo o que fizer parte da estrutura do espaço e/ou mobiliário permanente, como cozinha, wc e roupeiros, pertence ao universo dos interiores.



DECORAÇÃO:

Consiste no projeto de decoração dos espaços a intervir, nomeadamente escolha e colocação de sofás, tapetes, candeeiros, cortinas, artigos de decoração, espelhos, mesas, cadeiras, plantas artificiais, quadros, camas, mesas de cabeceira, papel de parede, etc.

Aqui não se definem materiais estruturais, mas sim elementos variáveis e de fácil substituição. Tudo o que seja amovível, não embutido ou encastrado, pertence ao universo da decoração.



RESUMINDO:

Se quer remodelar a sua casa, se vai precisar de obras, pense em arquitetura de interiores.

Se quer mudar móveis de sítio ou substituí-los, pense em decoração.


Também é importante perceber que os dois conjugados, possibilita a execução de um projeto mais completo e dessa forma mais bonito. É conjugando as duas vertentes que conseguimos espaços mais confortáveis, mais elegantes, com um fio condutor, com todo o seu potencial estudado e aproveitado.


Sempre que possível, pense em remodelar todos os espaços da casa, para que fique tudo harmonioso e com classe. Se não, vai notar uma grande diferença entre espaços e vai ficar tudo desequilibrado.


Se tiver dúvidas pode sempre entrar em contacto connosco para as esclarecer.

915303774 ou mia.arquitetos@gmail.com

bottom of page