Buscar

Projeto de arquitetura vs projeto de arquitetura de interiores

Muitas pessoas nos perguuntam qual é a diferença entre projeto de arquitetura e arquitetura de interiores.



O projeto de arquitetura trata da disposição dos espaços, das circulações, positivos e negativos, localização dos compartimentos, interrelação dos espaços, localização das janelas, etc. A arquitetura de interiores trata do tamanho ideal dos espaços, da posição dos roupeiros e mobiliário para melhor aproveitamento da luz e circulação, do tamanho dos rodapés, da dimensão das portas, das cores, texturas e escolha de materiais, da localização da iluminação indireta e do desenho da cozinha e das casas de banho.



Não faz sentido apostar num projeto de arquitetura e depois deixar ao acaso todos estes elementos, essenciais para o conforto físico e visual para o seu dia a dia. Para além disso, nós ainda damos apoio na escolha do mobiliário para potenciar o espaço e pensar na sua totalidade. Temos o serviço de requalificação de mobiliário antigo e usar mobília que o cliente possa querer aproveitar da sua casa anterior.



Um arquiteto não especializado em interiores, não vai dar a devida atenção a pequenos detalhes, por exemplo, se o roupeiro da suite tem espaço para sapatos ou botas altas, ou se as gavetas da cozinha estão preparadas para o porta talheres, ou se os rodapés devem ter 5cm de altura, 7 ou 12. Um arquiteto não especializado em interiores não analisa a posição ideal para um espelho ou a localização certa para a secretária para poder usufruir da melhor luz sem reflexos ou sombras.



Um arquiteto de interiores vai dar resposta a todos os pormenores, vai analisar todos os possíveis problemas, conjugando todos os assuntos de forma a criar o espaço perfeito para si.

O ideal será contratar uma empresa que tenha todos estes serviços e que lhe permita ter o pacote completo sem o obrigar a gastar mais dinheiro.



No processo de um projeto de arquitetura, existem várias etapas. A primeira será o estudo prévio do projeto onde o arquiteto expõe as suas ideias ao cliente, após o qual acontecerá o projeto de execução e será durante esta etapa que a parte da arquitetura de interiores entra. Por isso, uma equipa que tenha um arquiteto de interiores a pensar em conjunto com um arquiteto, vai-lhe oferecer um serviço mais completo, sem que seja necessário cobrar mais por isso, visto que o projeto de execução faz parte do processo habitual de um projeto de arquitetura. Após estas etapas, vem o projeto de licenciamento, onde tudo já estará pensado pelo arquiteto e aprovado pelo cliente.


O MIA oferece todos estes serviços para seu maior conforto.


Horário de funcionamento

Segunda a Sexta

10h00 - 18h00